Opinião

Como criar oportunidades de aprendizagem para o ciclo de vida dos funcionários

Por Matheus Torrano
Gerente de marketing na Voxy

Para se manter competitivo no mercado, não apenas empresas, mas também pessoas, precisam garantir que estão em constante desenvolvimento - e essa é uma preocupação cada vez mais comum entre esses dois públicos. O lifelong learning é um conceito que surgiu na década 1970, mas que vem tornando-se mais e mais atual conforme a concorrência no mercado de trabalho aumenta. Foi nessa época também que os profissionais passaram a entender a importância do aprendizado contínuo para o desenvolvimento de carreira.

Com o passar dos anos e as mudanças estruturais pelas quais os RHs passaram, as empresas também viram crescer a importância de oferecer ferramentas para que os colaboradores pudessem se desenvolver e crescer, tanto que isso tornou-se um fator decisivo na hora de buscar uma oportunidade. Um relatório da McKinsey constatou, em uma pesquisa realizada entre abril de 2021 e abril de 2022, que 41% dos pedidos de demissão foram feitos devido à falta de desenvolvimento e progressão de carreira.

Apesar desses dados, muitas organizações ainda não oferecem oportunidades de aprendizado que apoiem o colaborador durante todo o seu ciclo de vida dentro da empresa. A maioria dos RHs têm treinamentos pontuais, como, por exemplo, no onboarding, ou quando o colaborador vai assumir um desafio que precisa de um conhecimento específico, e são poucos os times de T&D que focam, de fato, na experiência do funcionário e em seu aprendizado e crescimento constantes. À medida que o mercado _ e os profissionais _ se tornam mais exigentes, o lifelong learning torna-se essencial. É dessa forma que mantemos os profissionais qualificados, motivados e influentes.

Além disso, é por meio do aprendizado constante que os colaboradores aprendem a solucionar problemas e entregar resultados cada vez mais alinhados às principais tendências de seu mercado. As iniciativas de aprendizagem constante já são uma realidade, segundo o Gartner. De acordo com estudos feitos pelo instituto, 52% dos líderes de RH na América Latina estão priorizando iniciativas de aprendizado constantes, seja para o desenvolvimento de habilidades para cargos específicos, para reciclagem, ou para expandir conhecimentos que possam desenvolver habilidades e, consequentemente, levem ao crescimento do colaborador.

O lifelong learning é uma tendência que veio para ficar. Agora, cabe às empresas tornarem o ato de aprender algo intrínseco à sua cultura e os colaboradores entenderem que essa prática é importante não apenas para as organizações em que atuam hoje, mas para toda a sua carreira profissional.


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